Páginas

29.10.06

E que venham mais jobs!

O cotidiano de uma agência é, normalmente, muito movimentado. Na criação, então, nem se fala. Ficar até mais tarde e trabalhar nos finais de semana é normal.

Mas o dia-a-dia corrido não é privilégio dos criativos que estão formalmente ligados a uma agência. Que o diga a quantidade de jobs realizados e clientes atendidos em 3 meses de trabalho free lancer. Olha só:

* Para OpusMúltipla: jobs para Dom Bosco, Oxford, Condor, O Boticário, Nutrimental, SEBRAE.

* Para Positivo Design: fôlderes e peças de marketing de relacionamento para as empresas do grupo.

* Para Go-On!: campanha de marketing de relacionamento e folder promocional para Positivo Informática.

* Para Contato Gestão de Marketing: site Roof Tech e texto para livros infantis.

* Para Desdobra: folder comunicação interna HSBC.

* Para Komm Design: jobs para Matte Leão, O Boticário e Batatas Bem Brasil.

* Para Roda de Design: campanha de endomarketing direto e planejamento criativo de eventos para HSBC.

Mediação do Debate&Rebate




Dia 23 de outubro, o Clube de Criação do Paraná promoveu o 1º Debate&Rebate. A idéia do evento é discutir temas de interesse dos profissionais da área. E para inaugurar, um assunto polêmico: “Criação em Crise”.

A formatação do projeto e a mediação do debate foram tarefas que couberam a mim, dentro das atribuições de Diretora Cultural do CCPR. Uma experiência interessante, mesmo que a mediação não tenha sido necessária.

Apesar das mais de duas horas de troca de idéias, da superlotação do auditório da Fnac e das questões levantadas, o clima foi muito tranqüilo.

Os debatedores desta edição foram Luciano Toaldo (Master), Mario D'Andrea (JWT), Renato Cavalher (OpusMúltipla), Luiz Groff (CCZ/Elétrica) e Rodolfo Amaral (ByVivas). O próximo Debate&Rebate acontece dia 21 de novembro, com outros diretores de criação.

23.10.06

Livros infantis personalizados



De vez em quando, é bom fazer um job diferente e divertido, como os textos para estes livrinhos infantis personalizados.

O projeto é da Contato Gestão de Marketing, com planejamento de Viviane Aroldi e Claudia Rezende. São dois temas: Férias e Natal.

Os livros são dirigidos a escolas que desejem oferecer um brinde lúdico, educativo e original aos alunos de até 7 anos. O nome de cada um deles poderá ser impresso na história, tornando esse presente uma lembrança inesquecível.

Os textos são meus e foram elaborados como versinhos, para combinar com as fofas ilustrações criadas pela Adriana Schiavon.

Comunicação dirigida é pra quem sabe

Em Curitiba, a comunicação dirigida ainda está na fase Gata Borralheira. Mas logo, logo ela vai ocupar seu lugar de Cinderela.

Em um texto publicado na sessão Ponto&Vírgula, no site do Clube de Criação do Paraná, defendo a técnica, a criatividade e a valorização das agências, profissionais e peças de comunicação dirigida.

Assim como na propaganda ou em qualquer outra área da comunicação, pra fazer é preciso conhecer.

15.10.06

Palestra no Fórum de Marketing e Comércio Exterior da Facinter



A criacão publicitária é a materialização dos objetivos, do posicionamento e das estratégias de marketing de um produto ou serviço. Todos esses aspectos estarão presentes no anúncio, no VT ou em outras peças de comunicação, através de recursos verbais, visuais, sonoros e imagéticos.

Para mostrar aos alunos do curso de Administração - habilitação em Marketing da Facinter (www.facinter.br) como esse processo acontece, ministrei uma palestra que aborda alguns fundamentos de publicidade e criação, exemplificados através do case das sandálias Havaianas (veja anúncios e comerciais no site da marca: www.havaianas.com.br).

Desta forma, os futuros profissionais puderam compreender um pouco mais sobre a importância da criação publicitária nas estratégias de marketing e comunicação de uma marca. Afinal, serão eles os responsáveis por "brifar" as agências e aprovar as campanhas.

O conteúdo também mostrou as atividades que o Clube de Criação do Paraná (www.ccpr.org.br) realiza em prol da preservação da memória e da valorização da criação publicitária paranaense.

"A criação publicitária no contexto do marketing"
Palestra proferida no dia 6 de outubro de 2006, dentro da programação do Fórum de Marketing e Comércio Exterior da Facinter.