Páginas

25.6.07

Depois do above the line e do below the line, vem aí o "no line"



Texto publicado no site do CCPR. Umas reflexões sobre o Festival de Cannes e sobre as linhas que estão deixando de existir, deixando a todos cada vez mais confusos - e com um potencial enorme para mudar a comunicação.

Palestra no 6º Giro de Comunicação, em União da Vitória

Conforme prometi aos participantes, aqui estão os links dos sites de onde retirei as informações apresentadas na palestra Marketing Direto: o alvo é a criatividade.

Notícias sobre o mercado publicitário, incluindo o Festival de Cannes
www.bluebus.com.br
http://aalonso.blog.uol.com.br/index.html

Blog do pessoal da agência Fábrica Comunicação Dirigida, com informações sobre o Festival de Cannes 2007
www.fabricad.com.br/cannes2007

Peças premiadas no Festival de Cannes 2007
www.canneslionslive.com
http://adsoftheworld.com/cannes_lions_2007_winners

Peças da campanha Lopetegui, que ganhou Grand Prix de Direct no Festival de Cannes 2007
http://217.116.20.135/awards/bancogallego/lopetegui

Agência de produção de conteúdo da Espanha (para receber a newsletter deles, é só se cadastrar)
www.manfatta.com

18.6.07

Pessoa jurídica também se encanta



Texto:

A gente faz questão de acompanhar todos os números da sua empresa.
E de comemorar com vocês um dos mais importantes: os xx anos da Personalizada.



Relacionamento exige encantamento. E não é só entre as pessoas. Marcas e empresas precisam “adubar” a relação com seus clientes e, de vez em quando, realizar algo encantador e inesperado.

Aqui mesmo, neste blogfolio, apresento diversos cases e peças de marketing de relacionamento. Algumas delas foram enviadas em comemoração ao aniversário de clientes pessoa física. Mas, e quando é uma empresa que faz anos?

Em um país onde 90% dos novos empreendimentos não duram mais do que 5 anos, é preciso comemorar muito o aniversário da pessoa jurídica.

Os gerentes PJ do HSBC, por exemplo, enviam um bolo para clientes corporativos selecionados. O bolo vai em uma bela caixa, acompanhado de um cartão com um texto-padrão e espaço para uma mensagem personalizada.

Uma ação relativamente simples, cujo encanto está em lembrar que, por trás da pessoa jurídica, existem sempre pessoas físicas tomando decisões de consumo.

Ficha técnica

Agência: RMG Connect
Criação: Adriana Baggio e Luceli Miola
Direção de criação: Carlos Guimarães
Atendimento: Gabriela May e Patricia Bassi

15.6.07

Brinde final de ano para RMG



No final de 2006, elaboramos um brinde para ser distribuído aos clientes e parceiros da RMG Connect. Optamos por uma caixa contendo caderno e material de escritório, que sempre agrada bastante.

Para criar um algo a mais e reforçar o conceito de integração e relacionamento da agência, desenvolvemos divisórias para os cadernos, que se ligam com fios coloridos ao berço da caixa.

A ligação, além de física, também é conceitual. Cada divisória tem uma cor e um assunto relacionado a uma função do caderno. Na divisória, um texto explica o significado da cor sob o aspecto do dia-a-dia profissional.



Ficha técnica:
Criação: Alessandro Surjan (Tuca) e Adriana Baggio
Direção de Criação: Carlos Guimarães e Jean Boechat
Aprovação: Gabriela May e Adriana Bello