Páginas

18.9.07

Carta-poema para Lilica Ripilica

Esta é uma peça simples, mas da qual me orgulho bastante. É uma cartinha que vai nas caixas de sapato da marca Lilica Ripilica, da Marisol.

Já havíamos desenvolvido vários materiais para a campanha Primavera/Verão 2007/2008, todos baseados no conceito Storie di Mare: Lilica adormeceu na praia e sonhou que vivia uma aventura no fundo do mar. Por isso, as roupas fazem referência aos elementos marinhos, principalmente os mais fluidos e românticos, como ondas, medusas, pérolas e corais.

A carta deveria falar da coleção para as meninas que comprassem o sapatinho. Mas como fazer uma carta de descrição de roupas ser lúdica e atrativa para uma criança? A idéia foi transformar a carta em uma poesia, um versinho. Ficou gostoso de ler e transmitiu o clima da campanha e da coleção.

E o melhor: o cliente gostou tanto que a peça virou referência para todos os outros textos da campanha!


17.9.07

HSBC PREMIER: como alinhar um conceito criativo global às necessidades locais

Os jobs criados em uma agência de comunicação dirigida podem, muitas vezes, não possuir o mesmo glamour de peças desenvolvidas para propaganda, mas são estrategicamente fundamentais para o cliente.

Não que a estratégia esteja dissociada da criatividade. É que em trabalhos como esse que eu vou mostrar, a criatividade é mais sutil.

Ela está presente na solução encontrada para adaptar um conceito global a uma realidade local. Também aparece na forma de apresentar o produto ao consumidor, tanto em seu aspecto verbal quanto visual, para que transmita todos os atributos e benefícios, racionais e emocionais.

Elaborar o texto de peças como as desse job exige mais que o domínio “tradicional” da redação publicitária. É preciso entender de marketing; é necessário estruturar a lógica do argumento que descreve os benefícios do produto; é fundamental ter um pensamento estratégico para organizar todas as informações e colocá-las no momento certo. E, claro, é preciso tratar tudo isso com leveza e colocar o molho que vai deixar o texto “apetitoso”.

O enxoval de relançamento do segmento premium do HSBC, HSBC PREMIER, é um exemplo deste tipo de job. Muitas e muitas laudas de texto, páginas e páginas de diagramação, peças e mais peças de apoio. Todas elaboradas criteriosamente, para transmitir ao cliente PREMIER os novos diferenciais do segmento: serviços bancários internacionais, atendimento preferencial em qualquer agência PREMIER do mundo e distinção com modernidade (sem clichês vazios de luxo e status).

Ficha técnica:
Agência: RMG Connect Curitiba
Cliente: HSBC PREMIER
Criação: Adriana Baggio e Sava Schpatoff
Direção de criação: Carlos Guimarães

Algumas peças que compõem o relançamento do HSBC PREMIER:



Broadside para gerentes




Kit de boas-vindas cartão de crédito – a “porta” na caixa materializa o conceito global: open to the world, open to the possibilities.




Caixa com prosecco – brinde para colaboradores