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30.9.08

Mensurar está na moda

Aletori é uma loja muito bacana, que fica no recém-inaugurado Shopping Palladium, em Curitiba. Vende roupas femininas chiquérrimas e tem exclusividade curitibana para a descoladíssima grife Vitamina, de Buenos Aires.

Esta beleza de catálogo, elaborado pela Brainbox Design Estratégico, destaca a coleção Primavera-Verão 2008/2009 da Vitamina, mas sem deixar de lado as outras marcas. Ele será enviado para as clientes da Aletori.

O texto de apresentação é meu e fala de moda, de Vitamina, da elegância das ruas de Buenos Aires e de como os looks de lá ficam ainda mais lindos nas mulheres daqui. Tudo para envolver a cliente no espírito da grife. Mas como a função do catálogo é, sobretudo, ajudar a vender, também sugeri uma promoção. Assim, o pessoal da Aletori poderá medir os resultados deste trabalho.

Capa do catálogo, mesclando imagens de looks Vitamina e de Buenos Aires



O texto de apresentação desperta o apetite pelas roupas e divulga a promoção.



Na página de cada look, explicação sobre as tendências da estação. Catálogo também pode ser útil.

14.9.08

Broadside Shopping Campo Grande

Quando analiso as estatísticas de acesso a este blogfolio, a palavra "broadside" é uma das que mais trazem os visitantes até aqui.

Afinal, o que é um broadside? É uma peça utilizada para divulgar ao público interno ou a parceiros alguma ação de comunicação que será realizada pela empresa. Antes de vender uma idéia para o público final, é preciso vendê-la para quem vai interagir com esse público, para quem está na linha de frente.

Aqui no blog existem alguns exemplares de broadsides. É um material que muitos criativos não gostam de fazer. Eu adoro. Ele não precisa ser chato ou tosco. Pode e deve ser original, despertar tanto o interesse do público interno quanto a campanha publicitária ou ação promocional vai despertar no consumidor final.

Muitas vezes, as empresas gastam toda bala na campanha para o público final e reservam pouca verba para a ação interna. Mas uma força de vendas bem preparada, informada e motivada pode potencializar muito mais o investimento em propaganda/comunicação. E o broadside pode contribuir bastante para esse objetivo.

Então, na prática, estas são as características que devemos tentar alcançar na hora de criar/produzir um broadside bacana (mesmo que seja difícil cumprir todos os tópicos):

=> colocar todas as informações necessárias para a equipe conhecer a campanha de comunicação e seus objetivos;
=> ser completo e também objetivo;
=> texto e visual bem trabalhados, como nas peças para o público final;
=> pode ter um mimo, um brinde que reforce o conceito da campanha e o que se espera da equipe interna e da força de vendas;
=> formato diferenciado, quem sabe até outstanding.




Capa e miolo de broadside para o Shopping Campo Grande, divulgando aos lojistas a campanha de lançamento da Coleção Verão 2009. Conceito original: OpusMúltipla Comunicação Integrada.