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27.1.09

Texto para calendário Brainbox



A Brainbox é um escritório de design estratégico para quem eu tenho o maior orgulho de prestar serviços de redação. Agora, no início do ano, eles mudaram a estrutura para um charmoso prédio na praça Osório, em Curitiba (para quem não é da cidade, a praça é o início da rua XV, o primeiro calçadão do Brasil e ponto obrigatório para frequentadores locais e turistas).

Para divulgar a mudança e celebrar o novo ano, o pessoal da Brainbox desenvolveu um calendário lindo, com imagens da praça produzidas pelos designers da casa. Complementam estas imagens textos deliciosos do músico, poeta e redator Paulo Vítola.

Minha modesta contribuição para esse trabalho está no texto de abertura do calendário, com o título "Tem novidade na praça". Um simples aperitivo para o verdadeiro banquete que vem depois.

By the way
, a Brainbox Design Estratégico está instalada na praça Osório, 45, sala 502, sob os cuidados de José Henrique Rodrigues e Ludger Tamaoki.

23.1.09

Brinde útil, barato e criativo para dentistas



Quem disse que ações de marketing direto e de relacionamento são muito caras para profissionais liberais? Existe todo tipo de ação, de peça, de campanha. O importante é encontrar a melhor solução para cada orçamento.

Aliás, profissionais liberais como médicos, dentistas, nutricionistas, advogados não só devem como precisam desenvolver esse tipo de ação, para poder manter e ampliar sua clientela. E devido ao código de ética dessas profissões, o marketing direto e de relacionamento são excelentes ferramentas.

Para a Dra. Rafaella Brenner, dentista, a Contato propôs um simpático cartão, que também contém 10 metros de fio dental (o produto é da Fiocard). Com texto meu e visual da Claudia Biss, o cartão felicita os pacientes no final de ano e marca presença.

É um brinde simples, de custo baixo, mas que gerou uma repercussão bastante positiva entre o público. Afinal, além de desejar boas festas, a mensagem mostra que a Dra. Rafaella se preocupa com a saúde dos dentes dos seus clientes.

Presente de final de ano para Contato


O final de ano chegou embalado por notícias sobre a “crise”. Muitas empresas já puxaram o freio em novembro e dezembro porque foram afetadas pela nova conjuntura econômica. Outras, simplesmente pelo susto.

Apesar das previsões pessimistas, acredito que 2009 pode ser um ano muito bom. Vai ser preciso repensar algumas coisas, mas isso não é positivo? Acho que todos serão mais criteriosos e exigentes, inclusive nos serviços de comunicação. Neste cenário, profissionais sérios, parceiros e com foco em resultado têm boas chances de sucesso.

Esse clima norteou um pouco o conceito do presente de fim de ano da Contato. O passarinho foi escolhido pelo simbolismo e pela beleza do trabalho da Adri Pereira, que faz muitas coisas fofas como essa.

Pelas mãos da Claudia Biss, o passarinho virou uma ilustra linda, presente no cartão e no papel de parede virtual que criamos para disponibilizar no site da agência.

Meus textos foram inspirados por Mário Quintana. Realmente acredito que tudo passará, se a gente passarinho.

E agora, como se escreve?

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está valendo desde janeiro. Apesar de ainda não ser obrigatório, editoras e veículos de comunicação brasileiros já estão adotando. Eu também vou procurar usar a nova forma nos textos para meus clientes.

Abaixo, um guia resumido que preparei para o site da Contato.


***

K, Y e W: bem-vindas ao alfabeto


Na prática, não muda muita coisa: as palavras que continham essas letras continuam tendo. A diferença é que, agora, elas são oficialmente parte do nosso alfabeto.


Nova Iorque também é chique mesmo sem Y e sem K

Sempre que possível, substituir os nomes de locais estrangeiros pela palavra correspondente em português. Vai para o Canadá? Prefira Quebeque ao invés de Quebec.


Meses, estações do ano, dias da semana, pontos cardeais

Está oficializado: tudo isso se escreve com letra minúscula.


Fique tranquilo: o trema não existe mais

Você pode escrever linguiça assim, sem nenhuma consequência negativa.


Tirar o acento agudo foi uma boa ideia?

Ditongos abertos –ei, -oi e –eu das palavras paroxítonas (aquelas que têm a penúltima silaba tônica) não recebem mais acento agudo. Outros exemplos: assembleia, paranoico, heroico.

O acento continua valendo para as oxítonas (última sílaba tônica) nessas condições: anéis, chapéu, herói.


Encontros vocálicos perdem o “chapéuzinho”

Palavras com –oo e –ee não têm mais acento circunflexo. Ao invés de vôo, agora é voo; no lugar de lêem, é leem.


Palavras se unem com a queda do hífen

O hífen não existe mais nestas e em outras situações:

• em palavras compostas que já não têm explícita a noção da composição:

manda-chuva => mandachuva; ferro-velho => ferrovelho

• em vocábulos com prefixo, em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com consoante, ou quando o segundo elemento começar com uma vogal diferente daquela com a qual termina o prefixo:

contra-regra => contrarregra; ultra-sonografia => ultrassonografia
extra-oficial => extraoficial; auto-ajuda => autoajuda


Palavras se separam com a inclusão do hífen

Essa regra vale para as palavras com prefixo em que o final do prefixo e o início do segundo elemento têm a mesma vogal:

antiinflacionário => anti-inflacionário; microondas => micro-ondas

***

Para saber mais e se atualizar com segurança, você pode consultar as informações sobre o Acordo disponíveis na internet (o site do iG tem um conteúdo bem interessante) ou adquirir um dos muitos livros publicados sobre o assunto (como O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – o que muda, o que não muda, da Editora Contexto, que serviu de referência para esse texto).

Também tem um texto meu, no site Digestivo Cultural, falando sobre as mudanças e lamentando o desaparecimento do trema. Eram tão bonitinhos aqueles dois pontinhos…

Aproveite para comentar: o que você achou do Novo Acordo? Vai facilitar ou dificultar a sua vida?

8.1.09

Produção de conteúdo para Hotéis Slaviero





A Slaviero é uma importante rede de hotéis que atua no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com opções de hospedagem que vão do luxo ao prático, do família ao business. Em todas elas, o hóspede é tratado com proximidade, com calor humano.

Os Hotéis Slaviero queriam passar estes valores no presente de final de ano dirigido a seus clientes e parceiros. Para esse projeto, ao invés de buscar algo já existente no mercado, desenvolvemos um brinde exclusivo, com um conteúdo totalmente personalizado para o hotel.

O presente é um kit para bate-papo, uma forma de estimular a interação entre as pessoas, já que passamos a maior parte do tempo conversando por meio de e-mail, messenger, celular, etc. O kit é composto por um par de porta-copos e um jogo de cartas com perguntas instigantes, para fomentar conversas. As cartas são divididas em 4 grupos, cada um representando um estilo de hotel Slaviero: Conceptual, Executive, Slim e Suítes.

O design e todas as perguntas foram elaborados pela Contato, seguindo o estilo de cada hotel. Assim, as perguntas e o visual do grupo de cartas Conceptual têm a ver com os temas relativos a essa segmentação.

Produzimos um conteúdo totalmente personalizado e exclusivo para o hotel Slaviero. Seja em um brinde ou em uma ação de comunicação, a produção de conteúdo relevante é uma estratégia para aproximar ainda mais o consumidor ou o cliente da marca.

Ao oferecer algo que seja útil (informativo, divertido) para o público, fazemos com que ele nos procure, ao invés de impor nossa mensagem a ele.

Ficha técnica

• agência: Contato Gestão de Comunicação
• criação: Adriana Baggio e Claudia Biss
• atendimento: Claudia Rezende e Viviane Aroldi
• produção: Arts&Krafts

Este post também foi publicado no site da Contato.

Convite + gifting Rocha Top



Um evento de confraternização é uma das mais legítimas oportunidades de relacionamento que uma empresa pode ter com seus clientes. O momento é de celebrar, mas nem por isso a marca e a identidade precisam ser deixados de lado.

Para o evento de final de ano da empresa de logística Rocha Top (em parceria com a NileDutch), desenvolvemos um convite que alinhou vários aspectos da marca e do acontecimento:

• sofisticação, representando o prestígio dos clientes da empresa;
• o tema navegação, que tem a ver com o core business da Rocha;
• e o conceito de dois mundos - oriente e ocidente, pois o coquetel aconteceu no Buddha Bar (interior da Daslu, em SP) um espaço de inspiração oriental.

Ao final do evento, os convidados receberam um exemplar do livro Por mares nunca dantes navegados, de Fábio Pestana Ramos, publicado pela Editora Contexto. Eu tinha acabado de saber do lançamento desse livro e sugeri como brinde. Envolvemos ele com uma cinta contendo uma mensagem de fim de ano e a sugestão de que o presente poderia ser uma boa leitura de férias.

Isso é gifting. Pesquisar um brinde que tenha a ver com a marca, com o público que irá recebê-lo e que possua um conceito poderoso. Não importa o valor material do presente. Quando ele é relevante, sempre agrada e torna-se uma forte lembrança de marca.

Ficha técnica
• agência: Contato Gestão de Comunicação
• criação: Adriana Baggio e Claudia Biss
• atendimento: Viviane Aroldi e Claudia Rezende.

Esse post também foi publicado no site da Contato.