Páginas

29.3.10

Público-alvo de uma coleção





Hoje, no curso de Design de Moda, tivemos aula de Planejamento de Coleção. O tempo foi destinado para a confecção de uma prancha que representasse visualmente o público-alvo da coleção que precisaremos desenvolver como projeto final.

É claro que, ao pensar em um público, acabamos colocando muito da gente mesmo. E apesar de estar acostumada a lidar com o conceito de público alvo (em marketing e em publicidade), aqui é um pouco diferente. Tenho que pensar no público da minha própria coleção. Hehehe, é duro ser cliente...

A imagem acima é da prancha que eu fiz hoje durante a aula, já aprovada pela professora. E abaixo está o texto que descreve meu público. Será que conseguirei criar looks que combinem com essa mulher?


***

Público-alvo


Ela é uma mulher com idade entre 25 e 35 anos, que mora em bairros próximos à região central de Curitiba. Por critérios econômicos, pertence à classe B. Tem educação superior, dá bastante valor à vida profissional e está satisfeita com seu trabalho. Ganha o suficiente para uma vida confortável, mas não esbanja. Consome com moderação e faz compensações no seu orçamento para ter acesso a alguns luxos.
Seus valores são sólidos. É conservadora em algumas coisas e ousada em outras. É casada ou já teve um relacionamento sério, ainda não tem filhos ou, talvez, apenas um filho pequeno. Prefere uma conversa no boteco do que balada, adora comer fora, frequenta atrações culturais de qualidade. Inteligente, antenada e bem informada, gosta de boa música, bons filmes e bons livros, sem restrição de estilo, desde que não sejam óbvios ou superficiais. 
É engajada, mas não muito atuante. Por isso, busca formas de contribuir socialmente dentro das suas possibilidades. Separa o lixo, apaga a luz, não desperdiça água, detesta ver a mulher subestimada, banalizada ou representada como objeto sexual.
Gosta de ser criativa na hora de se vestir, por isso rejeita looks prontos de vitrine. Não é fashion victim e nem fiel à uma só marca. Prefere escolher roupas em diversas lojas e inclui em seu guarda-roupa algumas peças herdadas da família e outras compradas em bazares e brechós. Por conta de seu estilo, seu trabalho e seus valores, prefere composições mais básicas e discretas, mas busca sempre um toque que a diferencie das outras pessoas ou que confira uma certa sensualidade.
Seu nome é equilíbrio, suas inimigas são a obviedade e a previsibilidade.


Entrando na moda

Um dos motivos que me fez optar por trabalhar como freelancer foi a possibilidade de gerenciar meu tempo e, com isso, poder fazer coisas que eu gosto. No início do ano passado voltei a fazer natação e me matriculei no curso de Customização e Estilo do Solar do Rosário, com o professor Eloir Junior. Foram duas das melhores coisas que já fiz na vida.

O curso de customização trabalha com moda e com técnicas manuais, e foi isso que me atraiu. Durante 4 meses aprendi a fazer flores com retalhos de tecido, modifiquei roupas usando cola de silicone, personalizei umas camisetas para meu marido usar nos shows da sua banda. Mas o principal foi a oportunidade que dei a mim mesma de aprender coisas novas.

Descobri que queria saber mais sobre moda. Não exatamente essa moda de revista, do tipo "o que está na moda", mas a moda como indústria e como linguagem. O universo passou a conspirar a meu favor e fiz um freela para o lançamento de uma nova grife, a Miss Basic. O trabalho começou no ano passado, mas agora é que os materiais publicitários estão saindo (veja abaixo). E assim, fui me entranhando ainda mais no assunto.

Neste ano, decidi investir alto (tempo e dinheiro) e me matriculei no curso de Design de Moda do Centro Europeu. Tenho aula praticamente todos os dias, a manhã inteira. Tem nota, chamada e lição de casa para fazer. Estou cansada, mas estou amando.

Confesso que ainda não sei muito bem o que vou fazer com isso. Em curto prazo, desenvolver conhecimento e repertório para trabalhar como redatora para empresas de moda. No médio e longo prazo, quem sabe?

Peças criadas para a Miss Basic


Site - texto sobre tendências



Look Book - título conceito


Look Book - texto conceito



17.3.10

Uma noite no desfile de moda


No fim de fevereiro teve Paraná Business Collection aqui em Curitiba. Assisti ao desfile do Fábio Bartz, que tem peças à venda na Galeria Lúdica. Acabei me inspirando e escrevi um texto para o Digestivo Cultural. Para ler, clique aqui.

8.3.10

A mulher, na visão do Sindicato dos Publicitários do Paraná

Dia da Mulher. Recebo muitas homenagens bacanas, simpáticas e fofas. Mas dentre elas, uma aberração. O e-mail do STEP (Sindicato dos Publicitários do Paraná) diz assim: "Obrigado por deixarem nossas agências mais bonitas e perfumadas."

Será que eles não confundiram com o dia da faxineira? Seria um bom e-mail se tivesse sido enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Limpeza, ou Manutenção Predial, etc.

"Embelezar" e "perfumar" não são as funções que a publicitária desempenha em uma agência. Não são as atividades pelas quais deseja ser conhecida, reconhecida ou homenageada.

Melhor homenagear e reconhecer pela conquista de novos clientes, pelos bons briefings, pelos textos geniais, por leiautes matadores, pela administração eficiente, pelos prêmios conquistados, e por aí vai.

Quem embeleza e perfuma é vaso de flor. E me parece que as mulheres publicitárias são um pouco mais do que isso.

2.3.10

MBA em Comunicação e Marketing da Unicuritiba

Não costumo ficar divulgando todos os cursos que aparecem por aí, mas este tem um diferencial importante: a coordenação da professora Eliane Doin, uma das principais profissionais e professoras de marketing e comunicação do nosso mercado. Sinal de credibilidade.

Para ver maior, é só clicar na imagem.

1.3.10

Vaga para designer em empresa de produtos médicos

Recebi esta notícia de vaga por e-mail e divulgo aqui para os interessados.

Boa sorte!

Designer

Requisitos

* Conhecimentos na plataforma MAC
* Conhecimentos em programas como Illustrator, Photoshop e In Design
* Conhecimentos em webdesign será um diferencial.
* O salário é a combinar, pode variar de acordo com a experiência. Com benefícios como VT+VR (R$15.00)+ Plano de Saúde
* Horário das 8:30 às 18h ou se preferir das 8h às 17h30.

Enviar CV's e portfolios para claudia@bmrmedical.com.br até o dia 10/03.