Páginas

20.3.11

Curso básico de etiqueta no trânsito. Aula 1: estacionamento.

A cidade está lotada de carros. Falta espaço nos estacionamentos, que dirá nas ruas. Há tanta demanda que os preços de estacionamento em Curitiba já alcançaram os de São Paulo (onde espaço para circular e deixar o carro é escasso há bastante tempo). O melhor seria ter menos carros nas ruas, usar mais o transporte coletivo, andar de bicicleta etc. Mas, enquanto não chegamos a esse nível de consciência e desenvolvimento, podíamos, ao menos, atenuar o problema com medidas simples, ao alcance de todos: a educação e o senso de coletividade.

Que sorte! Achou uma vaga e ainda conseguiu deixar todo esse espaço entre o outro carro?

Uma das coisas que mais me emputecem deixam irritada na rua é ver carros mal estacionados, tirando a vaga de um ou mais veículos, principalmente em áreas onde é difícil encontrar lugar para parar. Veja os espaços desperdiçados por quem acha que a rua é a ampla e irrestrita garagem de casa. O lugar? Imediações da Cantina do Délio e da Bella Banoffi, lotados nos finais de semana.

Ops, espação na frente também. Na sua vaga, vermelhinho, caberiam dois carros com motoristas que sabem estacionar direito.

Alguns podem argumentar: "a rua é pública, eu paro onde eu quero". São as mesmas pessoas que não fazem conversão quando ela é obrigatória, engarrafando a via que deveria fluir; as que miram a mediatriz do carro na faixa que separa as pistas, atravancando as duas vias; as que vão devagarinho almoçar em Santa Felicidade (o que é ótimo), mas fazem questão de andar assim na faixa da ESQUERDA. Enfim, aqueles que são motoristas, mas não são cidadãos, acham que vivem sozinhos no mundo e têm uma péssima educação.

Xiii, o carro preto também está ocupando mais espaço do que deve/precisa.

Existem ainda aqueles que não sabem/não gostam de estacionar, e por isso ocupam uma vaga dupla com seu único carro, para ter mais espaço ao sair. Se você pertence a esse grupo e mesmo assim conseguiu a habilitação (o teste do Detran exige proficiência em baliza), faça um favor à coletividade: abra mão da manobra e pare seu carro num estacionamento.

Que beleza estes dois, hein? Tem espaço pra tudo aí, menos para educação e bom senso.

3.3.11

Ciclo Semiótica, Cinema e Espaço Urbano - PUC-SP


CICLO SEMIÓTICA, CINEMA E ESPAÇO URBANO

Dias 10, 16, 18, 21, 23, 24, 25 e 30 de março, das 18h às 22h30

Centro de Pesquisas Sociossemióticas
Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica - PUC-SP

Organização: Profª Drª Ana Claudia de Oliveira (PUC-SP:COS/CPS)

Convidados especiais:
• Prof. Dr. PierLuigi Cervelli  (Università Sapienza de Roma)
• Luciano Ramos (crítico cinematográfico, pesquisador do CPS, pós graduando da UNICAMP: Multimeios)

Programação:
• 18h às 20h – exibição do filme
• 20h às 20h30 – intervalo
• 20h30 às 22h30 – intervenções e debates

Local: PUC-SP - Campus Perdizes - Rua Ministro Godoy, 969 - São Paulo. Veja o auditório de cada dia na lista de filmes, abaixo.

Público-alvo: alunos da Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Ciências Sociais, Geografia, História e outros que têm estudos sobre as metrópoles; demais interessados.

Entrada franca. Certificado para os inscritos. Inscrições: sil.alencar@gmail.com

Objetivo: situar questões das grandes cidades com as suas práticas de vida e modos de presença dos seus habitantes na cotidianidade urbana, a fim de permitir a criação de uma contextualização das principais problemáticas entorno da visibilidade da cidade, do habitante, das formas de vida e de sociabilidade.

Cada sessão será seguida de um debate com especialistas e com a participação de pesquisadores, universitários e curiosos que se interessam por esse temário da metrópole contemporânea.

Seleção de filmes estrangeiros e brasileiros:

10/3 - Uccellacci e uccellini (1969), direção de Pier Paolo Pasolini - Auditório 100
16/3 - Brutti, Sporchi e cattivi (1976), direção de Ettore Scola - Auditório 134 C
18/3 - Gomorra (2008), direção de Matteo Garrone - Auditório 134 C
21/3 - La Zona (2007), direção de Rodrigo Plà - Auditório 134 C

23/3 - Contra todos (2005), direção de Roberto Moreira - Auditório 134 C
24/3 - Não por acaso (2007), direção de Philippe Barcinski - Auditório 100
25/3 - Os doze trabalhos (2006), direção de Ricardo Elias - Auditório 134 C
30/3 - O signo da cidade (2008), direção de Ricelli - Auditório 134 C