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23.6.08

Palestra no 7º Giro de Comunicação da UNIUV



União da Vitória e Porto União são como uma só cidade, dividida pela linha que separa os estados do Paraná e Santa Catarina. Neste caso, literalmente uma linha, só que férrea. A estação de trem desativada, em estilo art déco, é um dos pontos obrigatórios para os visitantes.

Ali você pode ver a quantas anda o seu alongamento, colocando um pé em cada lado dos trilhos, para que possa ficar, desta forma, metade em União da Vitória, metade em Porto União. A acrobacia, claro, deve ser registrada em uma foto.

Essa etapa eu cumpri em minha primeira ida para lá, ano passado, para o 6º Giro de Comunicação. O evento é organizado pelo curso de Comunicação da UNIUV – Centro Universitário de União da Vitória. Estive lá novamente agora em junho e fiz uma palestra sobre Criação em Marketing Direto, dentro da programação da 7ª edição do evento.



Alguns anos de mercado, outros de estudos e pesquisas e me sinto bastante à vontade para falar sobre o assunto. Porém, quase simultaneamente, chegam notícias do festival de Cannes que me fazem repensar a forma como estamos criando para (e falando de) marketing direto.

Neste ano, tivemos 9 peças no short list da categoria, mas nenhum Leão. Avaliação de Márcio Salem, presidente do júri: faltou uma grande idéia criativa e melhorar a convergência entre mídias (que outros países fazem muito bem e que tem sido a tendência dos últimos anos).

Talvez a gente ainda precise amadurecer o conceito de “grande idéia criativa”. Não se pode confundir isso, que é bastante estratégico, apenas com humor e sacadas espertinhas. Vide o case que levou o Grand Prix de Direct, assinado pela JWT de Mumbai, Índia. É uma campanha para a escolha de um líder para o futuro do país (não confunda com campanha eleitoral). A sacada desse case não está em alguma chamada com duplo sentido. Muito pelo contrário: como o job é sério, o tom precisa ser outro. E aqui, portanto, a criatividade está na estratégia.

A campanha envolveu televisão, jornal, internet. Ou seja, a tal da convergência. A diferença desse para alguns cases brasileiros é que a utilização de vários meios é feita com pertinência, e não apenas para brincar de comunicação 360 graus.

Todas as considerações feitas pelo Márcio Salem e as que, com certeza, virão de outros profissionais de destaque, devem ser levadas em conta como um alerta, como balizadoras para repensarmos a forma de trabalhar o marketing direto no Brasil (pelo menos para aqueles que desejam ser premiados em Cannes). Não só pelas grandes agências e anunciantes, mas também para quem cria e utiliza o marketing direto com verbas muito menores.

Na prática: criar com mais estratégia. Usar o texto e a direção de arte para reforçar uma boa e pertinente idéia. Não se contentar apenas com uma sacada que só se sustenta em si mesma. Considerar as técnicas – as consagradas e aquelas que a sua experiência mostrar que funcionam. Fazer a comunicação convergir com coerência, respeitando o uso que as pessoas fazem de cada meio.

E se depois de matar um leão por dia bater aquele estresse, aproveite essa dica para relaxar. Dê um pulinho em União da Vitória, a 230 km de Curitiba, e deslumbre-se com a beleza do rio Iguaçu, a força da ponte velha, a pitoresca igrejinha em forma de barco, a vista que se tem do Cristo e generosidade do filé mignon aos 4 queijos do restaurante Dal Bó.



Casa antiga da cidade, hoje transformada em museu.




A igrejinha em forma de barco, fora da região central das cidades. Está bem próxima à margem do rio Iguaçu, do lado esquerdo de quem chega de Curitiba pela BR 153 (continuação da BR 476).

2 comentários:

Klein disse...

Olá Adriana,
me chamo Thiago Klein, tenho 18 anos, e faço Publicidade na Cásper Líbero, em São Paulo.
Estou estagiando de redator numa agência de design, nunca atuei na área, mas é meu sonho estar aonde estou.
Pesquisei no google alguns sites de redação publicitária e acabei achando seu blog, amei seu portfólio, contém uns textos muito bons e me encantei de verdade!
Não sei se vc poderia me dar umas dicas, conselhos, indicar livros, sites, blogs, qualquer coisa, pois estou querendo aprender mais sobre essa área que quero tanto atuar.

Obrigado

Thiago Klein

Adriana Baggio disse...

Oi Thiago

Obrigada pelo contato. Que bom que você curtiu o blog!

Você está no caminho certo: cursa uma boa faculdade, faz estágio... Seus professores já devem ter indicado os livros de Redação do João Anzanello Carrascoza. Pois eu assino embaixo. Ele deve ter uns 3 títulos lançados sobre o tema. Vale a pena ler todos.

Para o dia-a-dia do trabalho, valem também aqueles livros de curiosidades, frases famosas, almanaques. É como se fosse um lugar para você buscar inspiração rápida. Além disso, procure ler os clássicos, mitologia, fábulas. A narrativa é alma do trabalho do redator e ela está nesses livros.

Quando você encontrar um texto ou um blog na internet que ache legal, procure ver o que te agrada naquele texto. Veja como a pessoa escreve, onde está a originalidade, o que ela escreve que faz você ter vontade de ler. E aí é usar essas descobertas para aprimorar seu texto também. Posso te recomendar um, que é onde eu também escrevo: www.digestivo.com.br. É sobre cultura, literatura, bem variado.

Espero ter ajudado um pouco e mantenha contato para dizer como anda sua vida profissional.

Um abraço,

Adriana