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1.6.09

Reflexões sobre o curso de Marketing Direto

Maio foi um mês excelente de trabalho. Tão bom que eu deixei o blog meio de lado, sem atualizar. Deixei, por exemplo, de falar de uma experiência muito bacana, que foi o curso de Criação e redação em marketing direto e de relacionamento que ministrei na Universidade Positivo. Foram dois sábados, dias 9 e 16 de maio, das 9h às 18h. E a turma aguentou firme todas essas horas de conteúdo.

Aliás, uma boa turma é metade do sucesso de um curso. Essa foi excepcional. Primeiro, pela mistura. Tinha gente de todas as "instâncias": agência, cliente, fornecedor, estudante; redator, designer, marqueteiro, nutricionista, profissional de TI... E depois pela participação, pela disposição em comentar, pelas experiências que vivem em suas realidades. O resultado é que a gente conseguiu abordar os diferentes pontos de vista, debater todos os lados da história.

Logo que o curso foi divulgado, recebi muitos e-mails daqui do Paraná, mas também de Santa Catarina e até de Brasília. Juntando esse interesse prévio com os comentários da turma, deu para perceber o quanto o mercado é carente de informações sobre marketing direto e o quanto as empresas estão em busca dessa ferramenta. Muitos alunos, por exemplo, se inscreveram por indicação de seus chefes.

Outra prova de que o marketing direto continua na pauta dos anunciantes é que o jornal Meio&Mensagem apresentou uma reportagem especial sobre a disciplina na edição de 25 de maio (adorei, vou aproveitar bastante para o conteúdo da segunda edição do curso, no 2º semestre desse ano).

Marketing direto e de relacionamento são mais do que malas diretas, telemarketing, e-mail marketing. São princípios de comunicação que vão no caminho contrário da "massificação", são formas de "conversar" com os clientes e consumidores.

Não importa muito que tipo de material você usa para fazer isso, e sim a sua intenção. Porém, apesar de toda tecnologia e novos meios, a mala direta sobrevive. E está ganhando um novo valor no contexto. Muitas campanhas hoje estão sendo segmentadas assim: e-mail marketing para a base geral de clientes e mala direta para os clientes premium. O critério, obviamente, é o custo e o trabalho de produção.

Portanto, se receber uma mala direta caprichada em casa, pode ter certeza: você está sendo paparicado pela marca que a enviou.

10 comentários:

Cristiano Hackl disse...

.

ADRIANA

foi show mesmo,
já estou utilizando os conteúdos no meu trabalho e, tenho uma outra visão sobre o mkt direto, sobre como posso utilizado no promo. Mt legal!

Avisa se entrar coisas novas na segunda edição viu! :D

Beijo,
Cris!

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Adriana Baggio disse...

Valeu, Cris. Que bom que está sendo útil!

beijo

Thiago Gabardo disse...

Aguardo a segunda edição do curso.

=]

Adriana Baggio disse...

Ok, Thiago, te aviso quando confirmarmos as datas.

Abraço!

Bethânia disse...

Bem!! Tão falado, eu também gostaria de participar. Sou de Santa Catarina, Tijucas, próximo a Florianópolis.
Sou vendedora e gostaria de aprender a criar bons argumentos tanto para comunicação de fidelização com meus clientes quanto para a própria venda em si. Obrigada!

Adriana Baggio disse...

Oi Bethânia

Li o blog da sua loja, muito bacana. Acho que isso que vocês fazem - oferecer um conteúdo útil ao cliente por meio do blog - já é uma forma de trabalhar a fidelização.
Teremos mais uma edição do curso no 2º semestre. Se puder, participe!

Abraço,

Adriana

Everton Siqueira disse...

Até eu me interessei no curso hein?hehehe

""São princípios de comunicação que vão no caminho contrário da "massificação" ""

Esse grifo é o x da questão....Creio que isso faça toda a diferença...

Adriana Baggio disse...

Faz mesmo, Everton, principalmente no cenário atual. Acho que comunicação dirigida e de massa precisam caminhar juntas para trabalhar pela marca e pelos resultados.

Sobre o curso, dias 17 e 24 de outubro tem mais uma edição.

Abraço,

Adriana

Michelle disse...

Acredito muito no mix de comunicação, e o mkt direto ainda é bem utilizado em empresas de pequeno porte.

Agora o negócio é medir retorno de cada ação, hoje muitos profissionais não sabem claramente o objetivo de cada meio de comunicação, nem como mensuração de retorno.

Abs,

Adriana Baggio disse...

Olá Michelle, você tem razão.

Para cada objetivo existe um meio de comunicação específico. E depois de utilizá-los, é importante medir os resultados. Para isso, muitas vezes a criatividade pode sugerir formas mais acessíveis de mensuração...

Um abraço,

Adriana