Páginas

29.9.09

Dar aula pela TV é muito legal!



Nos meses de julho e agosto vivi uma experiência diferente: dar aula na modalidade de ensino à distância. Foi no curso de Tecnólogo em Marketing da Fatec - Faculdade de Tecnologia Internacional, na disciplina de Planejamento de Campanhas de Propaganda.

É um grande desafio, mesmo para quem já tem muitas horas de vôo em sala de aula. Você precisa preparar aula de um jeito diferente, organizar e calcular seu tempo e ainda lidar com o nervosismo de falar para uma câmera, dentro de um estúdio. E do outro lado, mais de 4 mil alunos te ouvindo.

A interação existe, mas não é igual às conversas e debates da modalidade presencial. Portanto, 1 hora de aula é 1 hora de conteúdo. Eventualmente, durante essa 1 hora, você fala com alunos por telefone. Nesses momentos, aparecia uma mensagem no TP avisando sobre a chamada, o nome do aluno e a cidade. Eu dizia "alô", o aluno perguntava e eu respondia, tudo ao vivo. Muito bacana!

Outras formas de interação são fórum, chat e rádio via web. Nessas interações você tem a oportunidade de ver o que os alunos compreenderam ou não, além de conversar com gente de todo Brasil. Às vezes eles elogiam suas aulas, citam algum case ou tópico que você abordou, e todo professor sabe como isso faz brilhar os nossos olhos.

Depois da primeira aula, o nervosismo passou e eu me acostumei com a dinâmica do estúdio. Fui aprendendo algumas coisas como:

1) você precisa dominar muito bem seu conteúdo, porque não há pausas. É preciso saber o encadeamento da aula e a ordem dos slides. Assim você ganha confiança, segurança e pode administrar melhor o tempo. Se souber que o conteúdo está acabando, demora mais em alguns pontos. Se souber que está sobrando, agiliza para cumprir o programa;

2) o domínio do conteúdo também evita o nervosismo. Quanto mais concentrado você estiver, menos vai se importar com o estúdio e com as câmeras. Olhe para a câmera e fale com ela, como se fosse o aluno mais atento e interessado do mundo. O que não deixa de fazer sentido, porque atrás de toda parafernália realmente existem alunos muito interessados em suas aulas;

3) não esqueça que, por mais que você esteja fechado em um estúdio, falando para duas câmeras, existem milhares de alunos vendo e ouvindo você. Você e eles são pessoas, portanto a comunicação deve ser pessoal. Você é um professor, então não se sinta obrigado a agir com a seriedade de um apresentador de telejornal e nem com a macaquice de um animador de auditório;

4) não subestime o ensino à distância. Ele exige ainda mais do professor e do aluno;

5) para quem gosta de falar, como eu, é uma excelente oportunidade. Em quantas situações na vida você pode ficar falando 1 hora sobre um assunto que adora, e sem ninguém te interromper?

O vídeo ali em cima é apenas um trecho de uma das 6 aulas que ministrei. Fica como exemplo para quem tem curiosidade em saber mais sobre esse fascinante processo de ensino-aprendizagem. Depois que a gente experimenta, não quer mais parar!

4 comentários:

Everton Siqueira disse...

Opa!
E eu fui um desses milhares de alunos...e sempre venho aqui dar uma olhadinha no blog da professora Adriana Baggio.
Adorei seu desabafo como professora de "primeira viagem" na modalidade a distância!

Adriana Baggio disse...

É verdade, Everton, você está sempre visitando.

Que tal dar o seu depoimento? Como é fazer uma faculdade à distância? Que dicas você daria às pessoas que também querem experimentar o EaD?

Abraço,

Adriana

Everton Siqueira disse...

Boa tarde professora, a princípio eu iria escrever exatamente o que você pediu, mas fiquei com receito de fazer isso em um comentário....Estava até digitado tudo, e apaguei e coloquei só isso...mas agora que pediu...aí vai (rs):

Sempre que me falavam de ensino a distância, havia um certo preconceito (que ainda existe para muitos). De que seria quase um "comprar diploma"...

E aqui estou, cursando o Curso Superior de Tecnologia em Marketing, onde pude conhecer a professora Adriana.

O que me surpreende mesmo é a qualidade dos conteúdos, num ensino presencial, sempre veremos professores "enrolando" em determinados momentos,as vezes por cansaço, por stress, afinal, dar aulas, todos os dias, para a mesma turma, ou o mesmo conteúdo para diversas turmas não é fácil (ninguém é de ferro, nem o professor).

No caso do ensino a distância percebemos que isso raramente acontece: por se tratar de um tempo escasso (apenas 1 hora) o conteúdo, os professores mal tem tempo para respirar rs)...e como bem disse a professora Adriana, o tempo é muito bem preparado.

Um preconceito injusto é que alunos do curso a distância não fazem nada...um engano...Além da aula presencial, os que realmente estão interessados não ficam apenas na aula semanal no pólo.A gente busca informações, acessam sites, lê livros, e faz muito mais além da aula presencial.

E para os que pensam que isso seria o mesmo que uma pessoa auto didata, outro engano, qualquer dúvida (as vezes, até uma dúvida que pareça boba) nós podemos enviar e-mail aos professores, ou postar no chat, no fórum, e a resposta vem (afinal, os professores estão sendo pagos para isso, e todo bom professor procura sempre responder as dúvidas)

Convém lembrar dos dados atuais,recentemente foi mostrado que os alunos doo ensino a distâcnia (estatisticamente e nacionalmente falando) saem-se melhor que o aluno da modalidade presencial no ENADE

Claro que, há aqueles que somente vão na aula presencial e SÓ!...mas isso também acontece no ensino presenncial...equivale-se aos alunos que "dormem na sala" hehe...em todo lugar, há os que se esforçam e há os que não fazem a sua parte...Isso não poderia ser diferente numa faculdade.

Adriana Baggio disse...

Obrigada, Everton.

Legal conhecer o outro lado - o dos alunos - no EaD. Acho que esse tipo de informação é útil para muita gente.