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8.12.08

Como anunciar em mídias sociais?

Na última sexta-feira assisti ao Fórum de Mídias Digitais e Sociais, que aconteceu na Universidade Positivo, aqui em Curitiba. Esperava mais gente. Afinal, o assunto está borbulhando no mercado e a inscrição no evento era grátis.

Cheguei meio atrasada e sentei bem perto de um garoto trabalhando em seu laptop (quase todo mundo assistia às palestras com o laptop aberto, provavelmente já produzindo conteúdo para seus blogs, Twitters, etc. Atualização imediata). Quando chamaram ele para falar, fiquei surpresa: era o Rafael Ziggy (quem?), do Sim, Viral (ah, bom).

Me senti daquele jeito que a gente fica quando está perto de uma celebridade. E então pensei: coisas da internet. Uma pessoa comum produz um conteúdo segmentado que passa longe da mídia de massa. E mesmo assim ela adquire aquela aura de popularidade que as pessoas famosas da TV têm.

Redes sociais como mídia

É por isso que os blogs e outros espaços das redes sociais estão recebendo cada vez mais atenção nos planos de comunicação e de mídia. O desafio é: que tipo de ação uma marca pode fazer nestes espaços? Como os “donos” dos espaços vão se posicionar (o blogueiro é “vendido” se escreve um post patrocinado?)? Como mensurar? Como controlar?

Para falar desses assuntos tinha blogueiro (o meio alternativo), gente de portal (o meio tradicional, com modelos e políticas de mídias já formatadas) e agências (que precisam se especializar para organizar uma ação/plano de mídia que considere as redes sociais).

Alguns modelos realizados por essas “instâncias”:

- vender banner no blog. Assim, o anúncio fica “separado” do conteúdo do blog e o blogueiro tem mais liberdade e independência. Quando o blog está hospedado em um portal, o blogueiro não se preocupa com isso;

- “seduzir” o blogueiro com dinheiro, produtos, passeios, esperiências, notoriedade, etc. Nesse ponto de vista, o blogueiro não realiza uma atividade profissional/remunerada. Ele produz seu conteúdo de acordo com o que o seduz. E a sedução pode ser desde um assunto que lhe interessa até o pagamento por falar sobre um determinado assunto/empresa/marca. O modelo seria sedução com relevância (relevância de conteúdo com o que o blogueiro escreve);

- o blogueiro pode “vender” espaço em seu conteúdo, como posts patrocinados ou publieditoriais. Ele faz isso de forma assumida, deixando claro ao leitor quando um post é “autêntico” ou quando é “contratado”. É uma visão que profissionaliza a atividade do blogueiro. O blogueiro profissional, pelo entendimento e trânsito que tem na web, também pode ser contratado para realizar outros serviços, como mediar/organizar/coordenar ações em redes sociais.

Se a gente for ver, parece uma mistura de propaganda com assessoria de imprensa. Os limites entre uma coisa e outra, que já não andam muito claros nas mídias tradicionais, ficam ainda mais tênues nos conteúdos das redes sociais.



Essa aí atrás do Rafael Ziggy sou eu, no melhor estilo "papagaio de pirata". Foto do Alessandro Martins.

Este texto também foi publicado no Blog da Contato.

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