Páginas

8.3.10

A mulher, na visão do Sindicato dos Publicitários do Paraná

Dia da Mulher. Recebo muitas homenagens bacanas, simpáticas e fofas. Mas dentre elas, uma aberração. O e-mail do STEP (Sindicato dos Publicitários do Paraná) diz assim: "Obrigado por deixarem nossas agências mais bonitas e perfumadas."

Será que eles não confundiram com o dia da faxineira? Seria um bom e-mail se tivesse sido enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Limpeza, ou Manutenção Predial, etc.

"Embelezar" e "perfumar" não são as funções que a publicitária desempenha em uma agência. Não são as atividades pelas quais deseja ser conhecida, reconhecida ou homenageada.

Melhor homenagear e reconhecer pela conquista de novos clientes, pelos bons briefings, pelos textos geniais, por leiautes matadores, pela administração eficiente, pelos prêmios conquistados, e por aí vai.

Quem embeleza e perfuma é vaso de flor. E me parece que as mulheres publicitárias são um pouco mais do que isso.

16 comentários:

Unknown disse...

Nossa! Que necessidade de se auto-afirmar, hein?
Tão gostoso não ser revoltada e saber receber um elogio...
Não foi feito nenhuma referência as funções que exercem numa agência e como as desempenham e nem é preciso, pois um bom trabalho é reconhecido no dia-a-dia. No dia das mulheres foi feito menção a presença feminina. Simples assim.

Adriana Baggio disse...

Tatiana, se você se sente elogiada com esse e-mail, ótimo.

Só não entendi qual parte do meu post ofendeu você, a ponto de levá-la a me chamar de revoltada por eu expressar uma opinião diferente da sua.

Por acaso você é do Sindicato, ou é a redatora do e-mail?

Obrigada por seu comentário.

Um abraço,

Adriana

Adriana Baggio disse...

Tatiana, por acaso você trabalha na IdealCase, a empresa que assina o site do STEP?

Você é a @tatikesly? Se for você, vi que você segue apenas 1 pessoa, o @lfjusty, que também segue você. Ele é o Luis Justy, o proprietário da empresa?

Percebi ainda que o único tweet que aparece no seu perfil é uma resposta ao meu.

Se foi minha opinião que fez você entrar para o Twitter (ou passar a usá-lo), agradeço a honra e fico contente por incentivar o uso dessa tecnologia para o debate de questões importantes para o nosso mercado.

Rafael disse...

Oi Adriana, concordo com você que a chamada da peça ficou um pouco estranha, mas temos que lembrar que é uma questão de interpretação. Cada um lê de forma subjetiva. Como redatores, temos que pensar infinitas vezes antes de escrevermos algo, para que uma frase não fique ambígua. Seja em qualquer atividade, principalmente em Redação Publicitária. Quero lembrar também que só erra quem tenta, já que você trabalha na área já deve ter errado muito e acertado muito mais. Só tome cuidado para não tornar o erro ainda pior e dizer: “Não são as atividades pelas quais deseja ser conhecida, reconhecida ou homenageada.” Por que não? As faxineiras exercem atividades menos importantes, que não mereçam reconhecimento e homenagem? Viu!? Questão de interpretação. Feliz dia Internacional da Mulher.

evary leal disse...

Adriana
ADOREI!!
Dei muita risada com a falta de noção da agência. Fora a cara de aeromoça da mulher.
Ótimo post.
Beijos
Evary

evaryleal.blogspot.com

Adriana Baggio disse...

Olá Rafael

Obrigada por seu comentário.

Não sei se você é publicitário, mas se for, sabe que a interpretação é um fator que deve ser controlado pelo redator.

Se o consumidor interpretar de forma equivocada um anúncio publicitário, o produto não vai vender. Portanto, cuidado na hora de redigir, principalmente quando é uma peça tão dirigida quanto esta.

Não sei onde a questão do erro/acerto entra aqui, afinal não estou corrigindo o trabalho de um aluno, e sim dando minha opinião sobre um e-mail marketing enviado a mim pelo sindicato que representa a minha profissão.

De qualquer forma, concordo com você que essa crítica pode ter um aspecto didático para quem se interessar em aprender mais. É um ótimo case.

E já que eu publiquei seu comentário, por favor se identifique. Rafael do que? De onde?

Um abraço,

Adriana

Adriana Baggio disse...

Aeromoça é boa, hehehe...
Obrigada pelo comentário, Evary!

beijos,

Adriana

Anônimo disse...

aposto q vc fede e é feia. hahahaha.brincadeirinha.

Adriana Baggio disse...

Oi André

Como é que você adivinhou?

Também tenho verrugas enormes e buço, igualzinho a bruxa da Branca de Neve. :)

E viva o estereótipo da mulher crítica!

Um abraço,

Adriana

Renata Tomazoni disse...

Adriana, a mulher tem que cheirar bem e ser bonita dentro da agência e em qualquer outro lugar. Esse é o nosso carma e se você não estiver de acordo, é feia e fedida. Já não é a primeira vez que assisto ao machismo acentuado nas agências de publicidade. Não concordo com essa campanha do sindicato e muito menos com qualquer outra que associe o dia internacional das mulheres - um dia de luta, à venda de anticoncepcionais e absorventes por um preço mais barato.

Adriana Baggio disse...

Olá Renata

Obrigada por seu comentário.

Pois é, o paradoxo é que uma das áreas mais avançadas do conhecimento, a comunicação, ainda sofra de um mal tão arcaico: o pré-conceito.

Pior ainda é quando as próprias mulheres defendem um estereótipo que as limita.

Um abraço,

Adriana

Everton Siqueira disse...

Dessa vez discordo de ti professora...Antes de publicitária, médica, enfermeira ou qualquer coisa, mulher é MULHER! E sua valorização está sempre em sua feminilidade, em sua maneira de agir e pensar diferente dos homens, com o seu jeito terno de colocar o ser masculino no eixo quando este está estressado ou pensando em coisas erradas..A mulher, antes de sua profissão é vocacionada a ser a companheira do homem, não apenas em nível afetivo-sexual, mas no âmbito profissional, é aquela que com seu olhar capta coisas que passam despercebidas pelos homens.

Quanto a mensagem: concordo plenamente..antes de "briefing, anúncios, clientes satisfeitos" a beleza da mulher transforma qualquer ambiente...se houver um sorriso como essa da foto então, nem se fale....e o cheiro da mulher (não do perfume em si, mas o cheiro que está além do cheiro) transforma ambientes sim...

Quanto a última frase há um ligeiro engano: "Quem perfuma e embeleza de forma secundária e artifical" é flor...a mulher é infinitamente superior a qualquer flor....

Ser publicitária foi uma escolha tua...já a feminilidade (que é algo superior à profissão) vem naturalmente desce o nascimento...Portanto é superior!

Everton Siqueira disse...

Só lembrando que o "esteriótipo" (que não é esteriótipo, mas apenas um reconhecimento da feminilidade)citado não limita nenhuma mulher..o que limita a mulher, e o homem também são suas diferenças psicológicas e genéticas...Há coisas nas quais os homens são melhores, e há coisas nas quais as mulheres são melhores...Querer negar isso é querer negar a sexualidade humana tal qual ela é....

Sabemos por ex, que homens nascem com mais facilidade para cálculos, ao passo que mulheres nascem com mais facilidade para relações humanas...é apenas uma dentre as várias constatações feitas e comprovadas....

E Parabéns professora, por ter dado o ar da tua feminilidade em nossas aulas e ter tornado o ambiente mais agradável e harmonioso com tua doçura!

Adriana Baggio disse...

Everton, seu comentário é uma prova de que podemos discordar com gentileza e generosidade. Obrigada pelas palavras.

Um abraço,

Adriana

Camila disse...

Esse "sindicato" não serve pra nada mesmo, nem pra fazer um e-mail mkt decente.

Rezinha disse...

Oi profe!!
Não encarei o e-mail como algo inaceitável e ofensivo. Mas infelizmente, para um sindicato da nossa profissão está absolutamente POBRE. Tantos outros valores a serem ressaltados e o senso comum falou mais alto. Parece que fizeram isso em meio minuto e como deu...nada cuidadoso!
Beijoss