Páginas

2.5.07

Batata Cartola (3º lugar no concurso Criação é Batata)

Não é que minha receita levou bronze no concurso Criação é Batata?

Conforme o prometido, aqui vai a receita. Se preferir, você pode prová-la no Beto Batata. Ela fará parte do cardápio junto com as outras 4 vencedoras.

Batata Cartola

- batatas
- banana-passa (banana seca)
- queijo mussarela
- rum

A receita da batata em si eu não tenho exatamente, mas já experimentei fazer em casa e deu certo. É assim: cozinhe as batatas com sal até ficarem um pouco macias (só um pouco). Depois que esfriarem, rale em um ralador grosso.

Unte uma frigideira com azeite e coloque metade da batata ralada. Por cima, coloque o recheio: banana-passa deixada de molho no rum por alguns minutos e pedaços de queijo mussarela. Cubra o recheio com o restante da batata ralada.

Espere dourar a parte que está na frigideira. Depois, vire para dourar a parte que estava para cima, como se fosse uma panqueca. No Beto Batata eles usam duas frigideiras do mesmo tamanho para esta operação. Mas com jeitinho e uma boa espátula, dá para quebrar um galho só com uma mesmo.

Seguindo a receita básica, você pode inventar outros recheios.

A propósito: todo mundo pergunta o motivo do nome da minha receita. É uma homenagem a uma sobremesa à base de banana, queijo e nescau que eu comia no Mangai, em João Pessoa (e que se chama Cartola, mas eu não sei porque).

Nenhum comentário: