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29.5.07

Criatividade (e eficácia) em marketing direto



Dia 24 de maio, acordei cedo e fui até a Universidade Tuiuti para falar sobre Criatividade em Marketing Direto no 6º Zap de Comunicação.

Não tinha muita gente (estava uns 5 graus na hora em que eu saí de casa), mas foi bacana. Mencionei rapidamente o que é importante nessa disciplina e apresentei alguns cases. A própria escolha das peças e campanhas já me levou a refletir sobre o papel do marketing direto hoje.

A Barata, da Master para a DDDrin, que levou Leão de Prata em Cannes, é um exemplo de criatividade, simplicidade e eficiência, mesmo que algumas das técnicas mais tradicionais não apareçam nessa peça (saiba mais aqui).





Já essa fabulosa ação do jornal sueco Sydsvenskan, também tem criatividade, simplicidade e ganhou Leão. Porém, boa parte do sucesso efetivo da campanha deve-se a uma das premissas básicas do marketing direto: a qualidade da lista.



Na Suécia, eles têm o hábito de comunicar os nascimentos através de anúncios de jornal. O Sydsvenskan recuperou anúncios originais, informando o nascimento de pessoas que, hoje em dia, são compradores de mídia. Colocou os papeizinhos em porta-retratos e escreveu "Sua primeira escolha de mídia".

Foi 100% de pertinência. Claro que eram apenas 45 pessoas. Mas com os recursos disponíveis hoje em dia, é possível obter boas listas mesmo com uma grande quantidade de nomes. O que conta mesmo é ter a cultura da comunicação dirigida.

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