Páginas

29.10.09

Cartilha "Uma visita ao MON"


A vocação de um museu vai além da guarda, conservação e exposição de obras. O museu tem uma função educativa, de formação de plateia. E isso é ainda mais importante em um país como o nosso, onde a cultura e aquisição de repertório são tão deficientes.

O Museu Oscar Niemeyer, o famoso Museu do Olho, de Curitiba, tem um compromisso sério com as atividades educativas. Esta área da instituição promove oficinas, organiza visitas, orienta estudantes e professores. As escolas podem levar os alunos, as famílias podem levar seus filhos.

Da mesma forma que em diversas outras instituições, a visita a um museu segue regras e até rituais. O objetivo não é elitizar o visitante ou tirar o prazer da visita, muito pelo contrário: o respeito às regras democratiza o acesso e a fruição das atrações, já que obras preservadas duram mais tempo e permanecem para futuras gerações, e o silêncio e as boas maneiras permitem que muitas pessoas aproveitem, ao mesmo tempo, as exposições.

Para explicar às crianças o que é um museu e como se portar em uma visita, o Museu Oscar Niemeyer lançou a cartilha Uma visita ao MON. Em linguagem de quadrinhos, a história mostra a visita de uma professora e de seus alunos ao museu, desde a preparação da turma antes da visita, passando pela interação com os monitores já no museu e finalizando com a professora relatando à diretora da escola os resultados do passeio.

Apesar do foco no público infantil, a última parte da história mostra ao professor o quanto atividades diferenciadas podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem. É uma forma de abordar esse assunto sem "se meter" no jeito que cada professor tem de ensinar, mas mostrando a ele que ações como essas também são positivas para sua vida profissional.

A cartilha do MON tem tiragem de 50 mil exemplares e servirá como material didático de apoio para alunos e professores em visita ao Museu.

Nenhum comentário: