Páginas

23.10.09

De eventos em popa

Outubro foi um mês bom em eventos das áreas de marketing e comunicação em Curitiba. Teve o Maximídia nos dias 6, 7 e 8 (que eu não pude ir porque estava lotada de jobs), o Fórum de Ativação de Marketing, promovido pela ABA, no dia 15, e o Café com Pixel no dia 20.


Solano, da OpusMúltipla, eu, da Caixa de Texto, e Eduardo, da Editora Ruah. Social no coffee break do Fórum de Ativação de Marketing.

Marquei presença nestes dois últimos, que tratam de assuntos que me interessam bastante. No primeiro, cases e conceitos sobre trade marketing, merchandising e ações que você pode fazer no PDV.

São poucos os eventos com essa temática aqui na cidade. Acho que até então o varejo e suas disciplinas eram "patinhos feios" para os profissionais de comunicação, quase um "trabalho sujo". Só que hoje é no varejo que as coisas acontecem. O PDV passou a concentrar todas as etapas do consumo. Ali está a mídia, o trabalho de marca, a ativação, a transação financeira, o crédito e o relacionamento. E alguns cases, como o da Aquarius Fresh, da Spaipa, mostram como cada cantinho do PDV - seja em um supermercado ou no boteco da esquina - tem sua função relacionada com objetivos de marketing e comunicação.

O evento da ABA foi bacana, o networking foi bom, mas confesso que esperava um pouco mais desse fórum. Cases são legais, só que faltou mostrar algumas coisas novas, aprofundar um pouco mais os conceitos. Se continuar assim, a instituição corre o risco de afastar os profissionais e começar a atrair somente estudantes para seus eventos. E para piorar, pela segunda vez em um evento da ABA, eles erraram meu crachá [suspiro].


Auditório da Unibrasil lotado no Café com Pixel. Aquela manchinha verde ali sou eu. Ao meu lado, Luciana D'Amato, da Alma do Negócio.com.

O Café com Pixel prova que o mercado de web sai na frente em termos de difusão do conhecimento, pesquisa, mobilização. O evento foi bem mais consistente, com dicas e informações úteis para o mercado. O auditório da Unibrasil era bonito, o coffee break estava uma delícia e ganhamos até uma caneta incrementada de brinde. Não havia crachá, mas meu nome estava correto na lista. Ah! Tudo isso grátis, ao contrário dos R$ 180 pagos para a ABA.

Alguns podem argumentar que o evento foi bancado pelo portal Paraná Online e serve a seus interesses. Pois que continuem assim. Ao mesmo tempo em que se promovem, eles educam e proporcionam conteúdo ao mercado.

A palestra de João Torres, do IVC, abordou aspectos interessantes da verificação de audiência na internet, algo fundamental para que os clientes "comprem" mídia na web com mais segurança.

O Emmanuel Martins, diretor de mídia McCann Erickson, um gurizão, falou muitas coisas legais sobre formas de mensurar o sucesso de uma campanha na internet, explicando alguns termos básicos e mostrando estratégias com certa profundidade.

Por último, Douglas Salvador apresentou ideias não muito novas, sobre como era antes e como é hoje na publicidade, mas foi bem contundente, explícito e corajoso sobre alguns problemas na relação agência e cliente (provavelmente não tinha nenhum cliente da Wow! ou da CCZ ali...). E como é um bom orador, sua palestra acabou se tornando muito divertida.

Ao final do evento, muitas perguntas de profissionais da área de rádio, querendo entender mais sobre a internet para otimizar suas oportunidades de negócios. Tenho certeza que foi um evento muito útil para eles, assim como foi para mim, e assim como tem sido os últimos eventos da área de internet aqui em Curitiba.

Taí, mais um ponto em que o off deve se inspirar no on line.

Nenhum comentário: