Páginas

31.1.11

Estúpido Cupido, você lembra?

Você ainda tem em casa discos de vinil e fitas cassete? Eu tenho duas fitas de ótimas trilhas sonoras de novelas, como já não se faz mais nos dias de hoje. Uma delas é de Hipertensão, de 1986/1987, e a outra de Estúpido Cupido, que foi ao ar entre 1976 e 1977.

O @tatavaz está digitalizando as fitas para mim. Já tinha nascido na época de Estúpido Cupido, mas não lembro da novela. Curiosa, fui buscar mais informações. Foi a última novela em P&B feita pela Globo. Mas tem uma coisa bacana: o capítulo final foi gravado em cores, sem que os atores soubessem.

A história se passa em 1961 na cidade fictícia de Albuquerque. A mocinha é Françoise Fourton. Se chama Maria Thereza (mesmo nome da mulher de Jango, que assumiu a presidência do Brasil no lugar de Jânio Quadros, justamente neste ano; era a nossa Jackie Kennedy). Bom, não sei muito mais do que isso, mas encontrei dois vídeos no YouTube: um com parte do primeiro capítulo da novela, outro com parte do último.

O último capítulo tem um sofisticado jogo de metalinguagem, inimaginável para uma novela atual, quando os autores e diretores simplificam tudo ao máximo, para que a narrativa seja à prova de qualquer nível de compreensão e interpretação.

Suponho que esta última parte se passe já na década de 70, talvez na época da exibição. O Brasil ainda está na ditadura militar. Mesmo assim, tem um diálogo que critica a falta de politização das músicas da Bossa Nova, dizendo que os anos 1960 eram muito ingênuos. A censura já devia estar bem mais branda...

Você assistiu a novela? Lembra dela? Por favor, conte suas impressões! Se não assistiu, veja aqui partes do primeiro e do último capítulo. E aqui neste site você pode ouvir as músicas da trilha.



Nenhum comentário: